Pular para o conteúdo principal

Consulta com o alergista e Prick-test

Finalmente, tivemos a tão aguardada consulta com o alergista!

Ele analisou os exames que a Malu fez em maio e conversamos a respeito da secreção no nariz que a acompanhou durante todo o inverno e que me fez adiar o enfrentamento proposto pela gastro. 

No final da consulta ele queria fazer o prick-test ou teste de leitura imediata, mas a mamãe burra aqui cometeu o erro de dar antialérgico para a Malu um dia antes por causa de uma picada de mosquito, o que poderia alterar o resultado do teste. Então, marcamos para alguns dias depois. 

Para quem não sabe, "Prick-test" é um teste realizado para avaliar se o paciente apresenta reação alérgica a algum dos componentes que foram expostos através da pele seguida de pequena perfuração". Você encontra mais informações sobre esse tipo de teste aqui.

Foram testados os seguintes alimentos: soja, leite de vaca, clara de ovo, carne de porco, trigo, amendoim, peixe, camarão e também pelo de cão e gato, fungos, pólens, barata e ácaros.  

O teste é rápido e indolor, explicamos para a Malu como ele seria feito e ela colaborou bastante, reclamou apenas das perfurações da pele próximas ao pulso, talvez por ser uma área mais sensível e tentou coçar algumas vezes. Mas consegui distraí-la com alguns vídeos no celular pelo tempo necessário.

 
Distraída com o celular da mamãe

Logo nos primeiros minutos pude notar uma pequena pápula na região próxima ao pulso, fiquei imaginando que seria reação ao leite de vaca...  
 
Pápula de reação


Mas para a minha surpresa não era o leite de vaca que estava sendo testado naquele local, mas ácaro! Ela não teve nenhuma reação aos alimentos testados, teve apenas uma forte reação à ácaro (Dermato-phadoidesp).

Resultado do exame

Enfim, saí da clínica muito feliz com o resultado, apesar da alergia ao ácaro, pois essa sei bem como controlar, já que eu mesma sou alérgica à ácaros. Em breve pretendo falar um pouco sobre esse tipo de alergia e as orientações que recebi do alergista.

Enfim, a Malu estava pronta para o teste de provocação oral e com grandes chances de sucesso! Sobre o TPO eu falo no próximo post.

Comentários

  1. Ola Luciana, onde fizeste o Prick-Test?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Claudia
      Quem fez o Prick foi o Dr. Adriano, alergista que atende na Dermavitae em Florianópolis/SC.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Oi Lu estou passando por uma situação parecida com minha filha. Ela vai fazer esse exame e sem saber do que se tratava escrevi no Google que me trouxe ao seu blog. Sou uma mãe desesperada já sofri muito com minha filha desde que ela nasceu com problemas respiratórios. Ela hoje tá com 1 ano e 8 meses, e a mais de 40 dias ela ta com uma alergia no corpo q não melhora desde então to numa luta pra descobrir o que pode ser, no início os médicos falaram que era catapora mais agora já falam que é uma dermatite. E por via das dúvidas levei ela no dermatologista que me passou uma lista enorme de exames pra ela fazer entre eles o prick test. Depois de ter passado por aqui estou menos preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elisa
      Fique tranquila! Com os exames você vai descobrir se a sua filha tem alguma alergia e assim poder tratar da melhor forma. Boa sorte!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!